Pular para o conteúdo principal

Conferências

Jornada de debates: encontros com a Filosofia "comunicação, crença e ação pelas redes: há lugar para a filosofia?"


           As conferências e intervenções artísticas da XIII Jornada de debates: encontros com a Filosofia e X Encontro de iniciação científica em filosofia da UENP serão transmitidas em formato de lives através das páginas oficiais do evento tanto no Facebook, quanto no Youtube. Abaixo, segue o cronograma com os temas, apresentadores e horários. 


Dia 03/11, 20h00

Conferência I - A dúvida como pivô da mudança de hábitos 

Profa. Dr. Lucia Santaella (PUC/SP)

Resumo: Este trabalho visa discorrer sobre os quatro métodos de fixação das crenças de Peirce, o método da autoridade, o da tenacidade, o método a priori e o método científico. Os métodos da autoridade e da tenacidade serão discutidos à luz das condições atuais das redes de compartilhamento da internet, nas quais dominam adesões a crenças inabaláveis alimentadas pela homofilia das câmaras de eco. Em contraste, o método científico será apresentado como antídoto na medida que toda investigação tem na dúvida o ingrediente fundamental de sua emergência. A experiência da dúvida não é apenas o pivô do pensamento, mas, sobretudo o estopim para a mudança de hábitos, condição de toda transformação não apenas de si, mas, sobretudo, dos modos de ver, sentir e agir. 




Intervenção artística de abertura, 19h30

Recital de Piano com Arilton Junior 

Doutorando em música (piano) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com orientação artística de Catarina Domenici e acadêmica de Regina Antunes Teixeira dos Santos. É Mestre em Música (Interpretação e Criação Musical) como bolsista da CAPES e graduado no curso de Bacharelado em Piano em (2015) pela Universidade do Estado de Santa Catarina com orientação da Drª Maria Bernardete Castelan Póvoas. Como bolsista de iniciação científica (CNPq e PROBIC) integrou os grupos de pesquisa: Processos Músico-instrumentais; Música, Cultura e Sociedade (2012-2017), com participação e publicação em eventos científicos. Como pianista participa ativamente de recitais solo e de câmara, cursos, oficinas e festivais, e de concursos de piano com premiações.


Dia 04/11, 20h00

Conferência II - Qual o lugar da Filosofia? Um olhar a partir da Ética Informacional

Prof. Dr. João Antonio de Moraes (FAJOPA / FUNEPE / IFSP - Votuporanga) 


Resumo: Qual o lugar da filosofia nos dias atuais? Diante das inúmeras respostas possíveis a esta questão, nos debruçaremos naquela em que se situa a Ética Informacional, um ramo de investigação filosófico-interdisciplinar que discute problemas oriundos da relação ser humano/tecnologias digitais. Tópicos como privacidadearrogância epistêmica e divisão digital serão discutidos para ilustramos o diagnóstico que a filosofia pode fornecer sobre a complexidade inerente às dinâmicas sociais no contexto da sociedade da informação. Argumentaremos que pensar o mundo contemporâneo a partir do viés da ética informacional se faz cada dia mais imprescindível para que possamos entrar em sintonia com as rápidas mudanças que a revolução informacional impõe a vida em sociedade e não sermos levados pelas enxurradas informacionais que presenciamos diariamente. 


Intervenção artística de abertura, 19h45


Recital de Poesias com Ricardo Leão 


Ricardo Leão é o nome literário de Ricardo André Ferreira Martins. Nasceu em São Luís do Maranhão, aos 2 de março de 1971. Poeta, ficcionista, ensaísta, professor universitário (UENP/CJ). É autor dos seguintes livros: Simetria do parto (2000, poesia, Editorial Cone Sul, Prêmio Xerox de Poesia), Tradição e ruptura: a lírica moderna de Nauro Machado (2002, ensaio, SECMA), Primeira lição de física (2009, poesia, SECMA, Prêmio Gonçalves Dias de Poesia), Os dentes alvos de Radamés (2009, 1ª. edição, SECMA, Prêmio Gonçalves Dias de Ficção; 2016, 2ª. edição, Benfazeja), No meio da tarde lenta (2012, poesia, Paco Editorial) e Os atenienses e a invenção do cânone nacional (2011, ensaio, 1ª. edição, Ética, Prêmio de Ensaio da Academia Brasileira de Letras de 2012; 2013, 2ª. edição, Instituto Geia), A plumagem do silêncio (2015, poesia, Nobres Letras), Minimália ou O Jardim das Delícias (2017, poesia, Penalux), A episteme do efêmero (2020, Patuá).

Comentários